quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Resenha: Cowboy Bebop

Venha conhecer um pouco do universo de Cowboy Bebop uma das melhores séries de animação dentro da temática Sci-Fi que eu já assisti.

Sempre que tento imaginar um futuro para a humanidade o blues invade meus pensamentos e você vai entender porque se assistir Cowboy Bebop, mas chega de MIMIMI e vamos as informações técnicas:

Cowboy Bebop:
(カウボーイビバップ Kaubōi Bibappu), também conhecido como CowBe, é um anime, dirigido por Shinichiro Watanabe e escrito por Keiko Nobumoto, lançado em 1998.

Situada no ano 2071, a história de um grupo de caçadores de recompensa, que viajam na espaçonave Bebop, é contada em 26 episódios, onde há ação, aventuras, crimes e tragédias. Com muitos cenários e profundos personagens combinado com a ótima fluidez da trama (profundamente baseada na cultura americana, principalmente nos movimentos do Jazz da década de 1940).

O anime tornou-se popular no Japão e posteriormente nos outros países, com um considerável número de espectadores. A Bandai licenciou Cowboy Bebop nos EUA. Duas séries de mangá foram criadas a partir da série de TV, que não foram feitas por Watanabe, mas por Yutaka Nanten. Em 2001, Shinichiro Watanabe dirigiu um filme baseado na série: Cowboy Bebop: Tengoku no tobira.

Era uma vez 2071:
No futuro a humanidade venceu a fronteira final e graças a tecnologia de portais conseguiu colonizar outros planetas. A Terra se tornou um lixão, a Lua foi destruída e seus fragmentos caem constantemente, deixando nosso querido planeta ainda mais perigoso. A população aumentou consideravelmente e, com ela, o número de criminosos. A polícia espacial (ISSP, Inter Solar System Police), não podendo dar conta de todos os bandidos, recorre ao auxílio de cowboys: verdadeiros caçadores de recompensas espaciais. E é ai que entram os personagens da série:


Spike Spiegel
Este caçador de recompensas de 27 anos nasceu em Marte. Spike foi integrante do misterioso sindicato do crime Red Dragon. Spike aparenta ser um cara distraido e relaxado, mas ele é atento a tudo e tem uma ótima prestidigitação. Ele diz estar morto e a ideia de morrer não o preocupa. Na verdade, nada parece preoucupá-lo, excepto quando o nome de Julia, uma estranha mulher do seu passado, ou Vicious, seu antigo companheiro no sindicato do crime, é mencionado e ele larga tudo para ter notícias deles. Em alguns momentos ele arrisca a sua vida, não se importando se se vai ferir ou não. Ele é especialista na arte do Jeet Kune Do, o estilo de luta de Bruce Lee. Sua arma preferida é a Jericho 941. Um excelente piloto, Spike possui a nave chamada Swordfish II, um antigo caça de corridas dos asteróides agora remodelado e equipado com um canhão de plasma. A filosofia de Spike parece se basear nos ideais imediatistas dos antigos samurais: considerar-se morto e a idéia de que a morte é um acordar de um sonho, ambos pensamentos são elementos do Bushido, ilustrado pelo Hagakure.

Jet Black
Jet, um ex-policial de 36 anos de Ganimedes (um dos satélites de Júpiter), nascido a 3 de Dezembro, age como um pai de Spike durante a série. Em seus tempos de ISSP (Inter Solar System Police) era conhecido como Black Dog, apelido dado por ser reconhecido como o cachorro preto que uma vez mordendo, nunca mais larga. Enquanto Spike age como um preguiçoso desinteressado, Jet trabalha no duro e é um verdadeiro pau-para-toda-obra. Jet foi um investigador da ISSP por muitos anos até perder o seu braço esquerdo em acção, que foi substituído por um braço cibernético (mais tarde mostrando-se uma opção bastante pessoal, já que na época os implantes biológicos eram realidade). O seu maior desgosto foi a corrupção na polícia e saiu da ISSP para tornar-se caçador de recompensas. Jet considera-se um homem renascentista: ele cria e cultiva bonsais, cozinha e adora o estilo Jazz/Blues de música, especialmente Charlie Parker, além de se interessar por Johann Wolfgang von Goethe. Jet mostra-se como um verdadeiro pai-coruja na série, embora goste que o veja como apenas um irmão mais velho (justamente por fazer parecer mais novo do que aparenta). Jet é um ótimo mecânico e piloto, sua nave é a Bebop, mas também pilota uma nave menor, a Hammerhead. Sua arma favorita é a Walther P99.

Faye Valentine

Faye tem aparentemente 23 anos, embora tenha nascido 77 anos antes, foi preservada numa câmara de congelamento criogenia por 54 anos. Ela é uma mercenária que só pensa em si mesma. Tornou-se uma caçadora de recompensas para tentar pagar uma dívida com um hospital (o que a manteve viva todo esse tempo); as circunstâncias do seu acidente, sua vida antes dele, bem como seu verdadeiro nome continuam um mistério, que vai sendo revelado conforme a série progride. Ela acordou do seu sono criogênico com amnésia total, num estranho mundo que ela não compreende. Seu sobrenome "Valentine" foi dado pelo diretor que cuidou dela (o Dr. Bakus). Ela também é conhecida como "Poker Alice", a lendária jogadora de poker que jamais perdeu um jogo em vida.

Como sempre foi passada para trás desde que acordou de seu sono de 54 anos, Faye mostra-se egoísta, materialista e durona na maior parte do tempo perante outros. Talvez uma forma de escudo, pois ao longo da série mostra seu *verdadeiro* lado emotivo e frágil em dadas circunstâncias. Dentre os vários boatos que chegam aos seus ouvidos sobre sua origem, é dito que a sua verdadeira origem é, na verdade, Singapura, no planeta Terra, local onde vivia a sua família, dita rica. A sua nave chama-se Redtail e a sua arma preferida é a Glock 30.


Edward Wong Hau Pepelu Tivrusky IV
Edward Wong Hau Pepelu Tivrusky IV, ou somente Ed, é a maior hacker do planeta Terra e tem somente 13 anos! É normalmente confundida com um menino por andar sempre descalça e desarrumada. Ed resolveu sair da Terra na primeira oportunidade que teve: quando a nave Bebop chegou ao planeta. A sua habilidade como hacker chega a superar qualquer pessoa e sua ajuda é preciosa para a tripulação: ela pode achar qualquer pessoa na Solar System Web com o seu computador, batizado de Tomato, ajudando muito na caça dos procurados.

Ed tem um estilo estranho e bastante engraçado, atitudes infantis, rimas bobas, tem uma facilidade enorme para a distracção e chega a parecer uma contorcionista durante a série. Realmente as suas expressões são as físicas: você vê-la a correr, rastejar, rolar, plantar bananeira ou algo parecido. Pode-se dizer que Ed é a alma da Bebop. Quase impossível não rir com várias das suas atitudes e reacções durante a série (especialmente no episódio Mushroon Samba). Pouca coisa se sabe sobre sua vida antes de se tornar membro efetivo da Bebop (sim, ela se integra ao grupo por 'livre e espontânea pressão'), apenas que já viveu num orfanato no planeta Terra e que um homem chamado Appledelhi Siniz Hesap Lutfen parece ser seu pai verdadeiro.

Ed gosta de Jet e se dá bem com ele, assim como Jet age como um pai substituto para Ed. Embora ela tente ter relações com Faye, algo como uma irmã mais velha, Faye simplesmente a ignora. Spike nem é necessário comentar, já que odeia crianças.

 Já falei demais, agora vejam só a abertura do desenho:



Espero que tenham gostado e que busquem conhecer mais essa serie muito loka XD

Por Red Space Dragon " See you Space Cowboy"
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

11 comentários:

  1. o Watanabe esteve no anima mundi este ano, tive a honra de ver a palestra e ele comentou que adora o Brasil, alias, tem personagens homenageando brasileiros no anime.
    De qualquer modo, uma ótima recomendação!

    ResponderExcluir
  2. Esse ai ta na lista dos animes que ainda quero ver ^^

    ResponderExcluir
  3. o desenho é ótimo, foje daqueles clichês dos outros animes, muito legal mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Assistir-eu-ei, parece algo realmente muito interessante.

    ResponderExcluir
  5. O pessoal do Dimensão 7 gravou um podcast sobre Cowboy Bebop que ficou muito legal, pra quem curte, vale a pena ouvir (até pra quem não conhece ^^), ta aqui o link:
    http://tinyurl.com/3cd3jc9

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca fui muito fã de ficção científica ou mesmo ambientações futuristas, mas Cowboy Bebop é um anime diferente e bacana. E a música da abertura é o máximo! Adorava o Jet, na minha cabeça eu achava que ele e a Faye deveriam ficar juntos.
    Uma coisa importante é ter paciência no começo, os episódios iniciais são meio paradinhos, mas depois deslancha bem.

    ResponderExcluir
  7. é um dos meus animes favoritos ...
    gosto tanto da animação dele (seu estilo) e as músicas ...

    uma vez tentei fazer um rpg dele, pois eu acho que a tematica dele daria uma otima jogatina(infelizmente sou ruim pra bolar jogos).

    ResponderExcluir
  8. Passei a ouvi Jazz depois dessa serie.

    ResponderExcluir
  9. Eu não sei quando ao anime (quase falei desenho, mas lembrei que seria apedrejado... hehehe!), mas a trilha sonora é fornicástica! Essa abertura é música certa nas jams que fizemos por aqui. Ainda quero assistir, só me falta tempo...

    ResponderExcluir
  10. Cowboy Bebop é a minha série de anime favorita, sem nenhuma discução.

    O clima da série é muito interessante, cada personagem tem um drama pessoal único. Apesar da personalidade super independente que cada um transparece, eles acabam dependendo uns dos outros, se apegando uns aos outros, num mundo caótico onde a maioria já não possui um lar para onde voltar.
    A trilha sonora é um caso a parte, trilhas excelentes com composições de Yoko Kanno e The Seatbelts.

    Muito me decepciona que não é falado sobre uma das personagens mais importantes da série: o Ein! Cadê?

    Não adianta ir na wikipédia e copiar um pedaço do "resumo histórico" de cada personagem, poh.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cowboy_Bebop


    Você poderia ter gasto mais tempo escrevendo sobre o que vc acha da série, o que te fez querer compartilhar esse trabalho explêndido com as pessoas.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.